Para Pensar ....

" Gosto de ser homem, de ser gente, porque não está dado como certo, inequívoco, irrevogável que sou e serei decente , que testemunharei sempre gestos puros, que sou e que serei justo, que respeitarei os outros que não mentirei escondendo seu valor porque a inveja de sua presença no mundo me incomoda e me enraivece. Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu "destino" não é um dado mas algo que precisa ser feito e de cuja responsabilidade não posso me eximir. Gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo. Daí que insista tanto na problematização do futuro e recuse sua inexorabilidade".
Paulo Freire























sábado, 30 de outubro de 2010

As Crianças na era virtual



Hoje estava conversando com minha sobrinha de seis anos e fiquei admirada como a tecnologia já faz parte do seu contexto de vida. Ela estava toda eufórica no notebook da sua mãe me mostrando o site que ela costuma a entrar para jogar, conversar com seus amigos da escola, fazer busca para trabalhos escolares e me mostrou também uma apresentação que ela fez sozinha no Power Point dos filhotes mais lindo do mundo. Minha mãe então ficou até constrangida, pois uma criança de seis anos sabe usar mais o computador do que ela que já vez algum tempo atrás curso de informática. Mais isso é normal no mundo em que vivemos onde a internet encanta muito essa faixa etária e também dos adolescentes que apresentam um conhecimento enorme apenas no futucar.  
Fiquei pensando então como as tecnologias, principalmente o computador, facilita e promove a aprendizagem das crianças de uma forma mais prazerosa e significativa e deparei com o meu mundo dentro da escola onde eu ensino onde os alunos estão totalmente excluídos da era digital pelo menos dentro da instituição, pois lá não possui laboratório de informática e o computador que veio para eles usarem, o mesmo está parado por causa de instalações apropriada, acho até que já quebrou pela demora.
Se já é notório que as tecnologias são muito importantes para todos porque não existe políticas publicas que facilite a implementação do uso delas no contexto escolar principalmente do público, para que os excluídos tenham oportunidade de fazer parte desta era virtual que estamos vivendo.


sábado, 23 de outubro de 2010

Hacker você sabe realmente o que é ?



Quando falamos ou ouvimos essa palavra lembramos logo da simbologia de um cara muito esperto , um verdadeiro génio do mal , inteiramente dedicado a destruição , um maluco que entra em qualquer computador do mundo para fazer o que bem quer, como ordenar ataques, roubar senhas e corromper dados. Um verdadeiro Doidão.
Porém na aula passada do modulo I  do curso de pós graduação da UFBA "Dimensão Estruturante da tecnologia" a professora Adrianne  nos fez pensar e refletir sobre o verdadeiro sentido da palavra Hacker.

Hacker – Hacker é qualquer pessoa que domina muito bem o que faz onde suas principais características de trabalho são liberdade , valor social, responsabilidade, paixão e criatividade. São profundos conhecedores da informática que usam esses todos  conhecimentos a fim de tornar a informática acessível a todos. Uma prova disso são os Softwares livres desenvolvidos pelos hackers como o LInux.

Durante muito tempo hacker foi sinônimo de pessoas maliciosas que “invadiam” emails, roubavam senhas e bagunçavam com a vida dos outros, hoje não, esses “hackers maus” são chamados de “crackers”.

A UFBA nos dias 18 e 19 de outubro realizou no auditório da FACED  um evento multimídia integrado  informando sobre a Ética Hacker e o desenvolvimento cientifico e tecnológico. No blog da minha  colega Patricia apresenta melhores informação de como foi o evento.

Portanto, o cracker (não o hacker) é a pessoa que quebra o código de algum programa e que  programa crackeado significa pirateado, ou seja, é crime!

Então, tome muito cuidado com seus passos pelo mundo virtual, pois assim como no mundo real, há inúmeras armadilhas nos esperando a cada clique ou descuido.






quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Criança e computador




O computador está presente na vida da criança da modernidade e afeta ativamente na construção da identidade. A partir de Três anos de idade, pesquisas mostram, que a criança já é capaz de utilizar o computador e ele é uma ferramenta de grande ajuda para o desenvolvimento destes pequeninos, porém devem ser utilizados de forma coerente. Quando introduzimos as crianças a este novo mundo podemos criar atividades que incentivem essas vivencias tornando mais interessante.
A internet e o mercado oferecem vários jogos que ajudam na coordenação motora e visual, raciocínio estratégico e novos hábitos de pesquisa. Eles despertam o interesse, ampliam o vocabulário e aumenta a curiosidade de pesquisar neste mundo virtual.
O objetivo principal e fazer com que as crianças usem outros meios de aprendizagem, ou seja, aprenda e estude brincando.
Portanto, ao meu ver, o uso do computador em sala de aula , deve ser utilizado como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem, e não pode ser substituido pelos materiais didáticos , como lápis de cor, giz de cera., massa de modelar, areia, livros de historias infantis e etc.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parabéns Professor

 Parabéns a todos os colegas .




Mestre,
É aquele que caminha com o tempo,
propondo paz, fazendo comunhão,
despertando sabedoria.

Mestre é aquele que estende a mão,
inicia o diálogo e encaminha
para a aventura da vida.

Não é o que ensina fórmulas, regras,
raciocínios, mas o que questiona
e desperta para a realidade.

Não é aquele que dá de seu saber,
mas aquele que faz germinar
o saber do discípulo.

Mestre é você, meu professor amigo
que me comprende, me estimula,
me comunica e me enriquece com
sua presença, seu saber e sua ternura.

Eu serei sempre um seu discípulo
na escola da vida.

Obrigado, professor!
(N.Maccari)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cuidado com os brinquedos


Toda criança adora ganhar brinquedos, porém eles são coisa séria, pois alguns deles são perigosos para as nossas crianças, pois algumas levam a boca e esses inocentes objetos contêm peças que podem ser ingeridas ou inaladas. Por isso é necessário ter alguns cuidados básico que devem ser adotados por pais ou responsáveis pelas nossas crianças no ato da compra.
  • Cuidado com brinquedos que contenham peças pequenas. Elas podem se destacar e as crianças engolirem, compre tais produtos apenas para maiores de 6 anos
  • Para criança ate 3 anos compre aqueles que não tenham partes muito pequenas.
  • Verifique a existência do selo de conformidade do INMETRO. Ele irá garantir um nível maior de segurança.
Quando as crianças tiverem usando os brinquedos não as deixem sem a supervisão, para que não as leve a boca e se caso ocorra de soltar alguma peça recolha imediatamente deixando fora do alcance dos pequeninos.
Brincar faz parte do desenvolvimento infantil mais é necessário atenção e precaução no ato da compra e escolha de alguns brinquedos.