Para Pensar ....

" Gosto de ser homem, de ser gente, porque não está dado como certo, inequívoco, irrevogável que sou e serei decente , que testemunharei sempre gestos puros, que sou e que serei justo, que respeitarei os outros que não mentirei escondendo seu valor porque a inveja de sua presença no mundo me incomoda e me enraivece. Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu "destino" não é um dado mas algo que precisa ser feito e de cuja responsabilidade não posso me eximir. Gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo. Daí que insista tanto na problematização do futuro e recuse sua inexorabilidade".
Paulo Freire























quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Criança e computador




O computador está presente na vida da criança da modernidade e afeta ativamente na construção da identidade. A partir de Três anos de idade, pesquisas mostram, que a criança já é capaz de utilizar o computador e ele é uma ferramenta de grande ajuda para o desenvolvimento destes pequeninos, porém devem ser utilizados de forma coerente. Quando introduzimos as crianças a este novo mundo podemos criar atividades que incentivem essas vivencias tornando mais interessante.
A internet e o mercado oferecem vários jogos que ajudam na coordenação motora e visual, raciocínio estratégico e novos hábitos de pesquisa. Eles despertam o interesse, ampliam o vocabulário e aumenta a curiosidade de pesquisar neste mundo virtual.
O objetivo principal e fazer com que as crianças usem outros meios de aprendizagem, ou seja, aprenda e estude brincando.
Portanto, ao meu ver, o uso do computador em sala de aula , deve ser utilizado como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem, e não pode ser substituido pelos materiais didáticos , como lápis de cor, giz de cera., massa de modelar, areia, livros de historias infantis e etc.

Nenhum comentário: