“Se você entender a Geração Internet, entenderá o futuro”
Essa é uma afirmação de Tapscott no seu livro Geração virtual e nos faz refletir como a internet revolucionou as formas de pensar, interagir, trabalhar e se relacionar no mundo que vivemos.
Estamos numa geração multifuncional em que jovens falam ao telefone, trocam mensagens de texto, baixam musicas, fazem upload de vídeos, assistem filmes, navegam no orkut, tudo ao mesmo tempo, pois já passamos da geração X para Y e agora estamos na Z.
Está geração chamamos também de geração silenciosa, pois estão sempre com fones de ouvidos, escuta pouco o que as pessoas falam e se expressam através de e-mails e mensagem via internet.
A geração Z nasceu no mundo da tecnologia e crianças e jovens que fazem parte estão acostumados a complexidade e a agilidade das informações, pois muitos são críticos, imediatista e mudam de opinião a todo momento.
Fico então pensando na escola em que estou lotada frente a esta geração onde alunos e pais não escutam muito as noticias, não navegam na internet e muito menos utilizam computador, onde a maioria não sabe ler e não tem muito interesse em aprender, pois possuem um baixo poder aquisitivo.
A única tecnologia que a maioria tem é o celular que usa apenas para receber e fazer ligações e tirar fotos.
Tentamos como professores oportunizar aos nossos alunos que eles façam parte desta geração apresentando as tecnologias na escola, desenvolvendo práticas educativas que incentive o aluno a conhecer e utilizar as tecnologias como fonte do imaginário e da aprendizagem, pois nosso desafio como educador é aprender para mudar e mudar para aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário