Para Pensar ....

" Gosto de ser homem, de ser gente, porque não está dado como certo, inequívoco, irrevogável que sou e serei decente , que testemunharei sempre gestos puros, que sou e que serei justo, que respeitarei os outros que não mentirei escondendo seu valor porque a inveja de sua presença no mundo me incomoda e me enraivece. Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu "destino" não é um dado mas algo que precisa ser feito e de cuja responsabilidade não posso me eximir. Gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo. Daí que insista tanto na problematização do futuro e recuse sua inexorabilidade".
Paulo Freire























segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cibercultura




O desenvolvimento tecnologico coloca o ser humano em um caminho sem volta, pois já não somos mais como antes. As práticas, o modo de pensar , valores e atitudes, estão cada vez mais sendo influenciado pelo novo espaço de comunicação que surge da ligação mundial dos computadores e denominamos de ciberespaço. Isso faz com que  Pierre Levy tenha seu ponto de partida nas implicações culturais engrenadas pelas novas tecnologias de comunicação e informação.
Surgi então o termo Cibercultura  que é a interconexão mundial de computadores formando uma grande rede, onde cada nó dela é fonte de heterogeneidade e diversidade de assuntos, abordagens e discussões, em permanente renovação.
O ciberespaço  e a ciberultura constitui parte integrante da nossa sociedade atual cabendo a nós buscar conpreender essa nova forma de materização do espaço capitalista onde o computador conectado em rede deve ser visto como um recurso comunitário, associativo e cooperativo

3 comentários:

Paty Michele disse...

Raquel, o livro de Lévy traz esses conceitos preciosos, que nos levam a refletir acerca desse tempo de rápidas e constantes transformações que estamos vivendo.
Estou preparando meu texto também.
abçs

Paty Michele disse...

Oi Quel, cadê meu comentário???
Coloque o link de sua postagem lá no moodle pra todos verem, já abri um tópico.
bjo
http://www.moodle.ufba.br/mod/forum/discuss.php?d=64128

Sheila Carine disse...

Amiga como Pierre Levy coloca nem sempre estamos preparados pra estas mudanças que ocorrem tão rapidamente neste mundo globalizado no qual vivemos hoje. Beijos e depois da uma lida no meu