Para Pensar ....

" Gosto de ser homem, de ser gente, porque não está dado como certo, inequívoco, irrevogável que sou e serei decente , que testemunharei sempre gestos puros, que sou e que serei justo, que respeitarei os outros que não mentirei escondendo seu valor porque a inveja de sua presença no mundo me incomoda e me enraivece. Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu "destino" não é um dado mas algo que precisa ser feito e de cuja responsabilidade não posso me eximir. Gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo. Daí que insista tanto na problematização do futuro e recuse sua inexorabilidade".
Paulo Freire























segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cibercultura




O desenvolvimento tecnologico coloca o ser humano em um caminho sem volta, pois já não somos mais como antes. As práticas, o modo de pensar , valores e atitudes, estão cada vez mais sendo influenciado pelo novo espaço de comunicação que surge da ligação mundial dos computadores e denominamos de ciberespaço. Isso faz com que  Pierre Levy tenha seu ponto de partida nas implicações culturais engrenadas pelas novas tecnologias de comunicação e informação.
Surgi então o termo Cibercultura  que é a interconexão mundial de computadores formando uma grande rede, onde cada nó dela é fonte de heterogeneidade e diversidade de assuntos, abordagens e discussões, em permanente renovação.
O ciberespaço  e a ciberultura constitui parte integrante da nossa sociedade atual cabendo a nós buscar conpreender essa nova forma de materização do espaço capitalista onde o computador conectado em rede deve ser visto como um recurso comunitário, associativo e cooperativo

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Notebook como é bom.


A muito tempo eu venho adiando a compra deste equipamento pois eu tinha um computador em casa e achava que ele era essencial para realizar as minhas tarefas. O tempo foi passando e com isso veio a necessidade de compra um , então fechei os olhos e adquiri essa tecnologia diga-se de passagem maravilhosa. Estou amando a facilidade o conforto e como é prático levar ele para qualquer lugar e usar quando quiser, sem ficar presa em um lugar fixo com vários fios.  Espero que um dia esse equipamento também seja colocado nas nossas escolas pois é muito difícil laboratório de informática bom para os nossos alunos e ainda por cima ficar 2 ou 3 em uma só máquina operando no computador .

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Feriadão que Legal !!!!!!!!!!!!

SEXTA-FEIRA !!!!!!!
Dia tão desejado por muitas pessoas e se esse dia vem com um feriado na segunda, então, é MARAVILHOSO. Tudo de bom.
Começamos a programar o que vamos fazer. Pode ser uma viagem rápida pela linha verde, ou então uma passadinha pela Ilha, ou  ir mais longe Aracaju, Maceió, Natal, ou outro lugar ... até mesmo se não viajar ficar em casa, ir ao cinema, ler um pouco, ir na praia com seu Kit ou até tentar colocar os estudos em dia.
O bom mesmo é saber que segunda não precisamos acordar cedo para irmos trabalhar
Não que eu não goste de trabalhar mais um feriado sempre cai bem para todos nós brasileiros.
Então desejo a todos um bom final de semana e ótimo feriado porque o próximo só em dezembro.
Curta bastante sem medo de ser feliz.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As crianças aprendem muito na Creche .



As crianças se desenvolvem muito no período de 0 a 3 anos e esta fase é muito importante entender o que acontece dentro das Creches. Os pequenos recebem cuidados e atenção e têm espaço para explorar, brincar e se conhecer. Em sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. No parque, se divertem com os brinquedos, brincando de bola, etc. Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes, nem conseguem falar e já estão "cantando" cantigas de roda e seguindo a coreografia. Assim é o dia das crianças de até 3 anos nas Creches.
O conhecimento, nessa fase, se dá basicamente por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta. Não se trata, portanto, de escolarizar as crianças tão cedo, mas de apoiá-las em seu desenvolvimento.
Hoje trabalho em um CMEI no município de Salvador onde infelizmente estamos parados por falta de pagamento dos terceirizados, e fico indignada, pois muitas crianças estão em casa impossibilitada de freqüentar a unidade escolar por falta deste descaso dos órgãos competente com a educação.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dimensão Estruturante das Tecnologias



A dimensão estruturante das Tecnologias da informação que Pierre Levy denomina de tecnologias coletivas, ou tecnologias da inteligência tem incomodado muitas pessoas, principalmente educadores, pois a tecnologia tem crescido muito e mexido com o ser humano que se encontra envolvido por máquinas que muitas vezes vem a controlar as suas vidas.
Com a chegada das tecnologias a educação teve que ter novas perspectivas para implementar a sua práxis  pedagógica causando um pouco de distorção da sua aplicação, pois muitos professores usam como ferramentas somente na exposição para prender atenção dos alunos , incrementando e dinamizando as aulas na busca de  atingir seus objetivos. 
Quando pensamos em dimensão estruturante na pratica pedagógica devemos permitir ao aluno o desenvolvimento da criatividade e da construção de novos saberes interagindo com as tecnologias trabalhando no sentido de desenvolver espaços de produção e partilha de conhecimento,  onde o professor é só um mediador do processo.
Porém o uso das Tecnologias nas escolas só será potencializado se a mesma acolher e assumir nos seus projetos e na filosofia a idéia de introduzir novos modos de comunicação possibilitando ações e processos de aprendizagem a professores e alunos a fim de transformar em uma escola aprendente
Bonilla traz uma concepção de uma escola aprendente com competências novas utilizando o passado e o presente, processando informações, reconfigurando ações de modo criativo e transformador construindo redes na escola onde as tecnologias são pensadas além das ferramentas, do instrumento, pois as Tics são importante fonte do imaginário e da aprendizagem.